SAP WMS para varejo

 em Varejo

O varejo é um dos segmentos mais dinâmicos e competitivos da economia, por isso a busca por maior eficiência nas operações é uma constante para garantir a satisfação dos clientes e a rentabilidade dos negócios.

Nesse cenário, a tecnologia SAP Warehouse Management System (SAP WMS) surge como uma solução inovadora, capaz de transformar o segmento otimizando operações do dia a dia, independente do grau de complexidade.

Nesse artigo, vamos apresentar como sua empresa pode adotar o uso dessa solução para aprimorar processos e conseguir os melhores resultados. Vamos lá? 

 

A importância do controle de estoque no varejo

Antes de mergulharmos no SAP WMS, é preciso entender a importância do controle de estoque no varejo e nós vamos explicar o porquê.

Um armazém bem gerenciado é essencial para garantir que os produtos certos estejam disponíveis na hora certa para atender à demanda dos clientes. Isso tudo sem desperdício de matéria-prima e claro, minimizando custos operacionais.

Mas, à medida que as operações varejistas se tornam mais complexas e as demandas dos clientes aumentam, fica muito difícil lidar com esses desafios.

 

Desafios enfrentados pelo varejo no gerenciamento de estoque

O gerenciamento das atividades de um armazém ou centro de distribuição é uma tarefa crítica para o varejo, pois envolve a gestão de uma ampla variedade de produtos e a movimentação constante de mercadorias. 

Essa movimentação pode se tornar algo extremamente moroso, especialmente em empresas com operações em larga escala. Colocando esse contexto em um cenário onde a pressão para entregar pedidos omnichannel tão rápido quanto a Amazon só aumenta, essa falta de visibilidade torna-se um problema rapidamente.

Então, vamos para exemplos práticos de alguns dos desafios enfrentados por uma empresa varejista de moda. Neste cenário, a empresa se depara frequentemente com dificuldades para efetuar a ordenação do estoque em múltiplas lojas, físicas e canais de venda online:

  1. Dificuldade na contagem de mercadorias;
  2. Falta de visibilidade em tempo real do estoque;
  3. Ineficiência nas operações de armazenagem e separação de produtos;
  4. Falta de integração entre diferentes setores, como compras, logística e vendas.

Esses 4 fatores podem elencar uma série de problemas como: estoques desatualizados, ruptura de produtos nas prateleiras, atrasos nas entregas e consequentemente, a insatisfação dos clientes.

A tecnologia SAP WMS permite que o distribuidor planeje seus negócios com mais eficiência, simulando os efeitos das demandas dos clientes em seus processos, em termos de capacidade, custo e lucratividade.

Por ter a possibilidade de integração com os demais departamentos, aproveita ao máximo a conectividade contínua de todos os sistemas e os dados de componentes inteligentes.

Vantagens do SAP WMS para otimização de estoques varejistas

1. Otimização de processos logísticos

Um dos principais benefícios do SAP WMS para varejo é ter uma visão completa das operações, desde o recebimento dos produtos até a expedição. Isso possibilita melhor organização e padronização de todos os processos logísticos. 

Isso ajuda a reduzir o tempo gasto na localização dos produtos, minimiza erros de picking e aumenta a velocidade de atendimento aos pedidos dos clientes. Sendo assim, automação de tarefas manuais e a integração com outros sistemas também contribuem para uma maior eficiência operacional.

 

2. Melhoria da precisão do estoque

A tecnologia SAP WMS oferece recursos avançados de rastreamento para controlar o estoque em tempo real, por meio de códigos de barras e RFID. Com isso, a identificação dos endereços dos produtos é simplificada, permitindo uma leitura inteligente dos códigos e proporcionando uma separação mais ágil e precisa.

Ou seja, neste cenário, a contagem manual de mercadorias é eliminada ou reduzida, minimizando erros e melhorando a precisão do estoque. Isso significa que os varejistas podem ter uma visão precisa dos níveis de estoque, evitando a falta de produtos ou o excesso de estoque. 

A precisão dos níveis de produtos disponíveis em estoque é essencial para atender à demanda dos clientes e evitar perdas financeiras devido a produtos vencidos ou obsoletos. 

Além disso, com o apoio desses recursos, os varejistas podem implementar estratégias eficazes de reposição de estoque e garantir que os produtos certos estejam disponíveis em períodos específicos ou datas sazonais, por exemplo.

 

3. Aumento da produtividade e redução de custos

Com maior visibilidade do fluxo de produtos é possível definir a localização ideal para cada tipo de mercadoria. Além disso, o sistema direciona os operadores para as atividades corretas, eliminando deslocamentos desnecessários, reduzindo o tempo gasto em tarefas manuais e o retrabalho.

Ao utilizar esses recursos de maneira assertiva e eficiente, o gestor consegue aumentar a produtividade nas operações ao mesmo tempo, em que reduz erros operacionais e custos referente à mão de obra e movimentação de produtos. 

 

4. Melhoria na separação e expedição de produtos

Um dos principais gargalos logísticos enfrentados em armazéns e centros de distribuição é o processo de separação de mercadorias para expedição. Estudos de mercado indicam que a média de erros na separação de mercadorias varia entre 1% e 3% do total.

Com o WMS da SAP, é possível aprimorar as operações de picking e packing de produtos, estabelecendo rotas otimizadas para a coleta de mercadorias, reduzindo assim o tempo necessário para essa atividade.

As atividades de manuseio são controladas pelo sistema, que faz o cruzamento de dados e fornece orientações precisas sobre a quantidade, localização, sequência de separação e ordem de expedição. 

O módulo WMS da SAP consegue fazer isso categorizando a ordem de expedição das mercadorias com base em vários fatores, de acordo com a parametrização definida pelo cliente, como, por exemplo:

  • FIFO (First-In, First-Out): a primeira mercadoria a entrar é a primeira a ser expedida.
  • FEFO (First-Expired, First-Out): a primeira mercadoria a vencer é a primeira a ser expedida.
  • LIFO (Last-In, First-Out): critérios como lote ou outros dados logísticos específicos determinam a ordem de expedição.

 

Essas configurações agregam alto valor estratégico ao departamento, principalmente em segmentos alimentares e/ou farmacêutico, que possuem exigências específicas envolvendo cálculos baseados no tempo de giro, sazonalidade, validade e/ou perecibilidade.

 

5. Integração e visibilidade entre os setores

Para garantir uma comunicação eficiente, a integração entre diferentes áreas como compras, logística e vendas é essencial para o sucesso das operações varejistas. Como o WMS é nativo do sistema SAP, proporciona uma visão holística das operações, facilitando a tomada de decisões estratégicas e melhorando a colaboração entre as equipes.

 

Em suma, a medida que o setor varejista continua a evoluir, é essencial que as empresas adotem tecnologias inovadoras para se manterem competitivas e impulsionarem seu crescimento no mercado.

Nesse sentido, ao implementar o WMS SAP, seu negócio está investindo em eficiência, controle e competitividade no mercado atual. Afinal, ao aprimorar tarefas e integrar áreas estratégicas para explorar novas oportunidades de crescimento, seu cliente também sai ganhando com uma experiência diferenciada e mais ágil.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário